Breadcrumb no WordPress – Saia na frente em SEO com Rich Snippets

Este post destina-se a mostrar como configurar o Breadcrumb no WordPress para facilitar na navegação do site ou blog, otimizar o SEO com Rich Snippets e melhorar a experiência do usuário antes mesmo dele visitar a página de destino.

Em seus resultados o Google tem dado preferência aos sites que seguem suas instruções de organizações de dados, e uma dessas organizações são os Rich Snippets (dados estruturados) que auxiliam o usuário que faz a busca escolher um bom resultado para suprir suas necessidades. A trilha de navegação (breadcrumb) é um desses snippets.

O que é Breadcrumb?

Breadcrumb nada mais é que uma trilha de navegação, ou seja, são dados estruturados que informam ao usuário e ao Google qual é o caminho que saindo da homepage de um site ele deve trilhar até encontrar determinada página.

Simplificando, no WordPress o mais usual Breadcrumb é “Home > Categoria > Post”. Veja a imagem abaixo:

BREADCRUMB NO WORDPRESS

Como colocar Breadcrumb no WordPress

O Gotrilhas de navegação no wordpressogle ensina a colocar a navegação estrutural em sua documentação, veja no link: TRILHAS DE NAVEGAÇÃO.

A um tempo atrás indiquei o uso do plugin WordPress SEO do Yoast para melhorar o SEO do site ou blog, e o mesmo plugin te ajuda a inserir o Rich Snippet Breadcrumb no WordPress.

Se você ainda não instalou o plugin de SEO da Yoast veja o link: Melhor plugin de SEO para WordPress.

Com o plugin instalado, vá até o painel administrativo da plataforma e clique no menu “SEO > Links Internos”. Dentro desta página selecione a checkbox “Habilitar Trilha de Navegação”, defina um separador para ser exibido em seu breadcrumb dentro de seus posts e páginas, escolha um nome para a homepage de seu site ou blog, e defina um prefixo para a trilha de navegação. Para que sua trilha exiba a categoria de seus posts selecione “Categoria” na opção “Posts” em “Taxonomia a mostrar em trilhas de navegação para:”. Por último você pode escolher entre negritar ou não o nome de seu post ou página na trilha de navegação que é exibida para o visitante.

navegação estrutural google

Após essa configuração você deverá inserir o código que está na mesma página de configuração nos arquivos de seu tema, geralmente inserindo este pedaço de código no arquivo “single.php” que se encontra em wp-content/themes/SEU_TEMA/single.php ou wp-content/themes/SEU_TEMA/html/single.php você já terá sucesso em exibir o breadcrumb nas postagens. Caso tenha problemas no link da página tem uma explicação avançada para ajudar.

SEMPRE FAÇA UM BACKUP DO ARQUIVO ANTES DE ALTERÁ-LO, CASO NÃO TENHA SUCESSO BASTA SUBIR O ARQUIVO ORIGINAL NOVAMENTE AO SERVIDOR.

Teste de Rich Snippets – Verificar trilha de navegação estrutural

Agora só falta testar se deu certo não é mesmo? Abra um de seus posts e veja se aparece algo parecido como a imagem abaixo:

breadcrumb

trilha de navegação rich snippets

Acesse a ferramenta de teste de Rich Snippets do Google coloque a URL que deseja testar e veja o resultado. Se apresentar o caminho de seu post pode ficar feliz, deu certo! Caso contrário volte e veja onde errou.

Espero que tenha sucesso na primeira tentativa!

Compartilhe este artigo nas redes sociais, isso ajuda as pessoas encontrarem o mesmo!

Um abraço e até o próximo post.

Breadcrumb no WordPress – Saia na frente em SEO com Rich Snippets 4.63/5 (92.50%) 8 votes
Técnico de Planejamento, Empreendedor, Estudante de Ciências da Computação, SEO e Marketing Digital. Em 2012 resolvi começar a trabalhar com e-commerce, e obrigatoriamente tive que aprender um pouco de SEO e Marketing Digital. Conheci WordPress também em 2012, neste blog vou passar o que aprendi até aqui.

7 comentários em “Breadcrumb no WordPress – Saia na frente em SEO com Rich Snippets

  1. […] No WordPress podemos configurar os breadcrumbs com o plugins de SEO do Joost de Valk. Veja como configurar a trilha de navegação no link: Breadcrumb no WordPress. […]

    30 de agosto de 2013 at 3:41 PM
    1. inklys

      ótimo material, parabens!!!

      10 de outubro de 2013 at 11:13 AM
      1. Obrigado pelo comentário.
        Um abraço.

        10 de outubro de 2013 at 9:24 PM
  2. Alan Williams

    Show do nada entrei nesse blog mas esta sendo muito util para meu site
    sucesso abraços…

    14 de abril de 2014 at 12:18 AM
  3. Ablima

    Foi muito útil. Obrigado.

    18 de julho de 2014 at 6:38 PM
  4. Adriano Camara

    Muito boa dica, já vou testar agora, era isso que eu estava procurando!

    7 de fevereiro de 2015 at 3:44 PM
  5. Miro

    Muito Bom Diego ..vlw

    10 de março de 2015 at 11:03 PM
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Cadastre-se e Receba Novidades

Veja o Vídeo Grátis Segredos do Adsense
Google Plus do Blog
Hospedagem para Wordpress Hospedagem para Wordpress