Como colocar Foto do Autor no Resultado de busca do Google – WordPress

Já reparou que alguns sites apresentam a foto do autor no resultado de busca do Google? Vou mostrar neste post como mostrar a foto do autor na SERP.

Para fazer que sua foto apareça nos resultados de seu site ou blog você precisa criar uma conta no Google Plus no link: Criar conta G+

Deixo claro que existem várias formas de utilizar este rich snippet de autor em um site ou blog, porém estou utilizando um plugin que além de nos ajudar a integrar o perfil do Google Plus ao site também coloca uma caixa de apresentação do autor do post com links de redes sociais e mostra os últimos posts publicados pelo mesmo. Portanto é uma solução 3 em 1.

 

Vantagens em ter a foto nos resultados de busca

foto na serpA maior vantagem em ter uma foto na SERP é aumentar a taxa dos cliques em seu site, isso pode aumentar as visitas do seu site, pois veja ao lado como um resultado com a foto chama muito mais atenção do que um resultado simples.

Lembrando que podemos apenas fazer com que fotos do autor sejam exibidas nos resultados de busca do Google, não há como colocar imagens ou fotos de outras coisas que não sejam pessoas.

Plugin Fancier Author Box by ThematoSoup – Caixa de Autor no WordPress

Para inserir uma caixa de autor no WordPress e fazer com que sua foto apareça nos resultados de busca do Google instale o plugin Fancier Author Box by ThematoSoup.

Após instalar o plugin um novo submenu será apresentado no seu painel administrativo WordPress em “Ferramentas > Fancier Author Box”, esta página é onde você configura o layout da caixa de autoria que ficará em seus posts e/ou páginas.

Sua página de perfil de autor será modificada, confira em “Usuários > Seu perfil”. Temos novos campos para preencher no perfil graças ao plugin. Preencha estes campos apenas com o nome de usuário de suas redes sociais, não acrescente o link inteiro para que funcione corretamente. Veja o exemplo abaixo:

fancier author bio box

Caso não queira o link de alguma das redes sociais em sua caixa de autor basta deixar o campo da mesma em branco.

Clique em “Atualizar perfil” ao final desta página para que as alterações tenham efeito.

Vá até um dos seus posts e veja o efeito, deve ficar algo parecido com isso:

caixa de autor wordpress

Inserindo Foto nos Resultados de Busca do Google

link colaboradorApós ter essa bela caixinha apresentando sua pessoa no site só falta fazer com que o Google entenda que esse site é seu. Para isso vá até o  Google+ e clique em “Início > Perfil”. Na janela seguinte clique em “Sobre” logo abaixo existirá um campo chamado “Links” clique em “Editar” abaixo desta caixa de Links. Veja na imagem ao lado.

Na janela de links clique em “Adicionar link personalizado”, no campo “Marcador” digite um nome para o link e “URL” digite o link de seu site agora clique em “Salvar”.

Certo, você já falou para o Google que é o dono ou colaborador do site, agora vamos até o plugin informar que você possui um perfil no Google Plus.

Vá novamente em seu perfil do Google+ e copie a ID de seu perfil na URL da página de perfil. Por exemplo, a URL do meu perfil é “https://plus.google.com/117828299179976373690/about” este número “117828299179976373690″ é a ID do meu perfil, copie a numeração do seu link e cole a mesma no seu painel WordPress em “Ferramentas > Fancier Author Box” no campo Google+.

Pronto, a propriedade de seu site será confirmada pelo Google, teste se o snippet está funcionando no link: ferramenta de teste de snippets do Google digite sua URL e clique em Visualizar.

Caso sua foto apareça na página de teste tenha calma até o Google indexar esta informação, geralmente demora alguns dias.

Não apareceu? Deixe tente novamente do começo, limpe o cache do seu WordPress, porém se restar dúvidas deixe uma pergunta como comentário.

Compartilhe meu artigo nas redes sociais!

Um abraço e até a próxima.

Como colocar Foto do Autor no Resultado de busca do Google – WordPress 4.67/5 (93.33%) 9 votes
Técnico de Planejamento, Empreendedor, Estudante de Ciências da Computação, SEO e Marketing Digital. Em 2012 resolvi começar a trabalhar com e-commerce, e obrigatoriamente tive que aprender um pouco de SEO e Marketing Digital. Conheci WordPress também em 2012, neste blog vou passar o que aprendi até aqui.

29 comentários em “Como colocar Foto do Autor no Resultado de busca do Google – WordPress

  1. Luis César

    Olá estou com a seguinte situação, estou tentando incluir a minha foto nos resultado do Google, realizei os procedimentos de cadastra o link no Google +, porém quando vou em ”Ferramentas > Fancier Author Box” não encontro o campo Google+, para adicionar meu ID, já adicionei em meu perfil, já basta?

    Obrigado

    16 de setembro de 2013 at 2:12 PM
    1. Olá Luis, tudo bem? Você deve seguir para “Usuários > Seu perfil” em seu painel administrativo do WordPress que após instalar o plugin o campo do Google+ será adicionado nesta página para preenchimento do seu ID.

      Abraço.

      16 de setembro de 2013 at 3:11 PM
  2. Vinicius Souza

    Olá Diego, eu estou com outro problema. No richsnnipets minha foto aparece, só que já tem algumas semanas que o google ainda não indexou. Será que fiz algo de errado?

    25 de outubro de 2013 at 12:12 PM
    1. Me passa seu link pra dar uma olhada?
      Abraço.

      28 de outubro de 2013 at 1:43 PM
  3. Celso

    Olá Diego,

    Como eu faço para a imagem aparecer na informação como acontece no seu perfil de autor?
    Eu segui as instruções e deu certo inclusive na ferramenta de testes do webmasters aparece a foto no resultados da pesquisa, mas nas páginas do site não sei como configurar, imaginei que o plugin pegasse a foto do google+, só que não aconteceu.
    Se vc puder me ajudar.
    Obrigado

    12 de novembro de 2013 at 4:12 PM
    1. A foto você deve configurar o Gravatar, este gravatar deve ser feito com o mesmo login e e-mail do seu perfil do painel WordPress.

      12 de novembro de 2013 at 5:34 PM
  4. Francisco Neto

    Diego, boa noite!

    Teria como ficar a foto do autor juntamente com a estrelas de avaliação, os dois juntos? Ou somente uma de cada que aparece??

    Abraços.

    Francisco Neto.

    29 de novembro de 2013 at 10:34 PM
    1. Olá Francisco, você pode adaptar os dois snippets em seus resultados, porém quem define o que irá aparecer é o Google.
      Abraço.

      2 de dezembro de 2013 at 10:58 AM
  5. Juliano

    Boa tarde,

    Minha foto aparecia em todos os resultados. No entanto, recentemente, o Google+ mudou a URL de alguns dos usuários, e meu ID foi convertido em +JulianoMartinz. Após isso, minha foto sumiu dos resultados. O que devo fazer no campo “Your Google+ ID”?

    18 de dezembro de 2013 at 5:57 PM
    1. Boa tarde Juliano, aconteceu o mesmo comigo, alterei o ID pelo nome de usuário da URL, vamos ver se resulta algo.

      18 de dezembro de 2013 at 6:57 PM
  6. Desconto ricardo eletro

    obrigado pelas dicas.

    22 de dezembro de 2013 at 6:49 PM
  7. Gilvane Sabino

    Muito obrigado pela ajuda Diego!

    Procurei em vários blogs e não consegui solucionar, você explicou da melhor forma.

    2 de janeiro de 2014 at 9:36 PM
  8. André

    Diego, tudo bem?

    PAra mim não funciona… Uma dúvida: o meu link de perfil do google é o seguinte: https://plus.google.com/u/0/+Andr%C3%A9RezendeAzevedo

    Quando eu colo p texto sai assim, mas na barra de endereços do navegador fica meu nome correto (AndréRezendeAzevedo).

    Eu personalizei minha página dessa forma, não tenho mais os números como ID. Isso pode ser problema? Além disso, nos exemplos acima não aparece o termo u/0 no endereço da página como na minha. Pode ser isso?

    Teve algum retorno na sua pesquisa?

    Obrigado,

    6 de janeiro de 2014 at 2:50 PM
    1. Olá André, li em um artigo que o Google esta dando uma “enxugada” nos snippets dos sites. Portanto não serão todos que irão aparecer.

      7 de janeiro de 2014 at 9:41 AM
      1. André

        Obrigado Diego. Mas o ponto é que para mim nem o teste no Webmastertools funciona. Ele diz que meu endereço de administrador não está vinculado à minha página do google+, mas está. Eu ainda acho que é por causa do acento no “e” do meu nome.

        Quando eu comento em outros blogs, por exemplo, se eu clicar na foto do meu comentário ele não acha minha página no google+. Ele é direcionado para a página com os caracteres estranhos que coloquei acima.

        Agora, o mais interessante ainda: se eu clico no link (dos caracteres estranhos) aqui na sua página, ela vai. Mas tente clicar na minha foto nos comentários do meu último post: http://www.viagemlenta.com/2014/01/liberdades-restritas.html. Não vai… E aparece o seguinte endereço na barra (meio diferente): https://plus.google.com/+Andr%E9RezendeAzevedo

        Muito louco… Se tiver alguma ideia…

        7 de janeiro de 2014 at 10:02 AM
        1. André, faça o teste dos snippets na ferramenta do Google e veja o resultado.

          8 de janeiro de 2014 at 9:06 AM
          1. André

            A ferramenta Google não é a que eu citei acima?

            8 de janeiro de 2014 at 10:57 AM
  9. André

    Pois é… eu achava que o atraso do Google era apenas para mostrar nas buscas, e não no teste da ferramenta. Eu testei essa mesma ferramenta até dois dias depois que fiz a mudança e diria que não estava certo. Agora está…

    Obrigado pela ajuda.

    8 de janeiro de 2014 at 11:26 AM
    1. Valeu André, boa sorte por aí.

      8 de janeiro de 2014 at 11:29 AM
  10. Olá, Diego. Adorei a postagem, ela foi de extrema ajuda. No entanto, não obtive sucesso após seguir todas as instruções informadas, conforme a ferramenta do Google mostra: http://www.google.com.br/webmasters/tools/richsnippets?q=http%3A%2F%2Fcineresenhas.com.br%2F2014%2F01%2F15%2Fflores-raras%2F

    Qual seria o conflito? Teria ligação com o nome de usuário?

    15 de janeiro de 2014 at 5:24 PM
    1. Olá amigo, sua página não esta sendo encontrada, existe algum erro em seu site…

      20 de janeiro de 2014 at 5:38 PM
  11. Paulo Henrique

    Parabéns pelo post.

    Até o final de 2013 minha foto do Google estava aparecendo normalmente nas buscas e agora depois que mudou minha URL para a url amigável minha foto não apareceu mais, só exibe meu nome.

    Meu site é o amantesdoesporte.com, já verifique no link e está tudo normal, sabe porque isso está acontecendo?

    Muito obrigado e que Deus te abençoe!

    16 de janeiro de 2014 at 11:01 PM
    1. Prezado,
      O Matt Cuts comunicou uma mudança na tratativa do algorítimo perante aos snippets, portanto não serão todos os sites que irão apresentar os microdados mais nos resultados.

      20 de janeiro de 2014 at 5:33 PM
  12. Graciela

    Olá Diego,

    Muito bom seu artigo, muito bem explicado. É bom ver pessoas que realmente entendem do assunto e que estão dispostas a ajudar pessoas. Parabéns!

    22 de fevereiro de 2014 at 5:52 PM
  13. felipe

    Testei o snippet e funcionou, minha foto apareceu, mas em meu site não. Segue um link para você dar uma olhada, minhas informações apareceram, mas a minha foto não. Tenho que fazer o upload da foto ou ele reconhece pela foto do google + ?

    http://brasilsuplementacao.com.br/emagrecimento/lipo-6-black-nutrex/

    23 de abril de 2014 at 9:21 PM
    1. Olá Felipe,
      Isso esta ocorrendo pois o Google esta selecionando quem deve aparecer a foto ou não, isso foi uma mudança feita esse ano, portanto apenas autores com maior autoridade estão com essa vantagem na SERP.

      9 de maio de 2014 at 9:34 AM
  14. Fabiano Machado

    Pessoal, não custa contribuir né. A funcionalidade de foto nas buscas do Google foi extinta. Parece que não deu muito certo, não ajudava em nada e era complicado de configurar.

    Valeu!

    30 de outubro de 2014 at 4:57 PM
  15. jhon charles duarte da cruz

    muito bom , valeu a dica.

    15 de junho de 2016 at 4:54 PM
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Cadastre-se e Receba Novidades

Veja o Vídeo Grátis Segredos do Adsense
Google Plus do Blog
Hospedagem para Wordpress Hospedagem para Wordpress