Como configurar o WordPress – Veja Configurações importantes e básicas do WordPress

Logo após a instalação, gosto de configurar o WordPress com suas opções básicas, pois são básicas mais são importantes. A maioria das pessoas já vão logo instalar um novo tema, os plugins que facilitam suas atividades mas muitas vezes esquecem de configurar algumas coisas que podem ajudar o blog ou site que está configurado em WordPress.

Portanto vou deixar neste post quais são as primeiras configurações que faço em meu blog após instalar o WordPress em meu servidor de hospedagem.

Como configurar o WordPress – Primeiros passos

No Menu “Configurações” temos inicialmente 7 submenus que nos auxiliam na configuração inicial do WordPress que são Geral, Escrita, Leitura, Discussão, Mídia, Privacidade e Links Permanentes.

Como configurar o WordPress

Cada um desses submenus possuem uma finalidade, veja abaixo como configurar passo a passo.

Configurações Gerais WordPress

Após a instalação gosto de ir direto ao menu “Configurações” > “Geral” pois nele podemos alterar o Título do Site, a descrição sobre o que o mesmo aborda, o e-mail que o administrador interage com a plataforma, o fuso horário e o formato de data e hora que deseja utilizar no WordPress.

Configurações Gerais WordPress

E existe uma check box importante nesta página, que é a função de “Membros”, quando marcamos essa check box em “Qualquer pessoa pode se registrar” qualquer visitante que se direcionar até a tela de login poderá se cadastrar para acessar o painel de controle de seu blog. Logo abaixo dessa opção temos o campo “Função padrão para novo usuário” que possuem as opções de Assinante, Administrador, Editor, Autor e Colaborador.

Configurações básicas do Wodpress

Certo, você deve estar se perguntando qual é a diferença dos níveis de usuários do WordPress, vou explicar como funciona:

Assinante: o “Assinante, é o nível de usuário mais básico, a única opção que ele tem é de administrar o seu próprio perfil dentro do blog, não pode fazer alteração nenhuma no site. Caso você queira que pessoas desconhecidas acessem seu WordPress recomendo que a opção “Função padrão para novo usuário” fique marcada como “Assinante”.

Administrador: é o usuário que pode alterar qualquer parte do site, instalar temas, plugins, publicar posts, páginas, excluir coisas e etc. (não deixe um desconhecido com este privilégio ok?)

Editor: este nível de usuário pode publicar e gerenciar mensagens, páginas e posts mesmo que sejam de autoria dele ou não. Portanto, um Editor visualiza as postagens que ele criou e também o conteúdo de outros usuários.

Autor: usuário que pode gerenciar e publicar seu próprio conteúdo, mas apenas o conteúdo de sua autoria.

Colaborador: é o usuário que pode criar conteúdo mas não pode publicá-lo, a publicação de seu conteúdo deve ser feita por um Editor ou por um Administrador.

Aqui já fica a dica de qual privilégio você deve dar a alguém que irá ajudá-lo em seu blog ou site. Quando for criar um acesso para alguém dentro de seu WordPress se atente a estes níveis de usuários para que não tenha futuras “dores de cabeça”.

 Lembrando que sempre após fazer as alterações que precisa cliquem em “Saltar Alterações” no final da página, pois se não clicar as alterações não surtiram efeito algum.
Hospedagem para Worpdress

Configurações de Escrita WordPress

Nesta opção você poderá configurar as opções para a escrita de um novo Post, e existe a possibilidade de acionar um recurso de publicação por e-mail. Além disso também há um serviço de atualizações que irei comentar mais a frente em outro post.

Configurações de Leitura WordPress

Esta parte nos deixa configurar a forma de leitura no WordPress, quantos posts devem ficar em uma página, preview em resumo ou completo, página inicial e etc.

Opção “A página inicial mostra”, escolha se a home page de seu site ou blog irá mostrar seus posts recentes ou uma página estática. Para mostrar uma página estática você deverá primeiramente criar esta página para poder escolher a mesma na drop box.

Em “As páginas do blog mostram no máximo” você escolhe quantos posts devem ser exibidos em cada página no máximo.

“Os feeds RSS mostram os últimos” aqui você escolhe quantos posts seu feed irá exibir. E em “Para cada post em um feed, mostrar” você escolhe se o feed deve exibir o post completo ou resumido.

Por ultimo deverá ter “Visibilidade nos mecanismos de busca” caso queira que seu site tenha visitas do Google e dos buscadores NÃO marque a caixa “Evitar que mecanismos de busca indexem este site” lembrando que cabe aos mecanismos de busca atender esta solicitação.

 Configurações de Discussão do WordPress

Nesta sessão basicamente você administra a forma que seu blog recebe os comentários.

Gosto de deixar marcada as opções de  “ “

Deixo marcado também “

Na parte de Envie-me um email quando… gosto da opção de receber emails avisando quando “

Você pode selecionar quando um comentário pode aparecer em seu blog, particularmente prefiro que “Um administrador sempre tem que aprovar o comentário”. Assim você avalia o comentário antes de exibir o mesmo em seu site.

Avalie quantos links um comentário pode ter em seu site, você pode definir um limite antes do mesmo cair na caixa de SPAM.

Se houver alguma palavra que não quer em comentários, acrescente a mesma na moderação, ou acrescente e-mail de alguém que não queria que comente mais, ou até mesmo o IP.

Se quiser selecione um avatar padrão para pessoas sem avatar e diga qual a classificação que seu conteúdo se encaixa.

Após esse processo Salve suas Configurações.

Curso de SEO

Configurações de mídia do Worpdress

Pra quem instalou o WordPress pelo Quick Install fique tranquilo, pois da forma que vem configurado já está de bom tamanho.

Se quiser nesta parte você pode personalizar o tamanho das miniaturas que fizer upload e pode definir os tamanhos das mídias padronizados para personalizar seu layout ou melhor se enquadrar com seu tema.

Gosto de “Organizar arquivos enviados em pastas baseadas no mês e ano” pois ficam melhores armazenadas em termos de organização.

Configurações de Privacidade do WordPress

Essa configuração se encontra apenas em plataformas desatualizadas porém ela serve para deixar que os mecanismos de busca indexem seu site ou não. Se seu WordPress estiver atualizado essa opção está em Leitura como mostramos anteriormente.

Configurações de Links Permanentes

Essa opção varia de acordo com sua estratégia de SEO e organização de estruturas, porém em geral, na maioria das vezes é interessante deixar marcado a opção “Nome do Post” pois sua URL ficará amigável com o nome de seu Post.

Falaremos de URL amigável e técnicas de SEO em outra sessão, mas fique atento nisso é essencial para seu blog ficar melhor rankeado administrar bem esta parte.

Caro leitor, gostou do artigo? Compartilhe, mais pessoas podem estar precisando!

Um abraço a vocês, comentem caso queira, ajude-nos com sua opinião ou sugestão.

Até o próximo post, espero que esse material te ajude a saber Como Configurar o WordPress.

Como configurar o WordPress – Veja Configurações importantes e básicas do WordPress 4.00/5 (80.00%) 1 vote
Técnico de Planejamento, Empreendedor, Estudante de Ciências da Computação, SEO e Marketing Digital. Em 2012 resolvi começar a trabalhar com e-commerce, e obrigatoriamente tive que aprender um pouco de SEO e Marketing Digital. Conheci WordPress também em 2012, neste blog vou passar o que aprendi até aqui.

2 comentários em “Como configurar o WordPress – Veja Configurações importantes e básicas do WordPress

  1. novaopcaoprodutora

    Fico muito agradecido por suas explicações
    me foram muito úteis.
    Parabéns pela sua iniciativa.
    Pessanha

    17 de maio de 2014 at 1:13 AM
  2. Luana

    Olá Diego,

    Sua dicas me ajudaram bastante, estou criando um site e ele não aparecia no Google, então dei uma pesquisada e encontrei o seu artigo.
    O que estava acontecendo é que estava selecionado a “Visibilidade nos mecanismos de busca” e isso impedia de me encontrarem.

    Muito obrigada

    21 de abril de 2016 at 1:24 PM
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Cadastre-se e Receba Novidades

Veja o Vídeo Grátis Segredos do Adsense
Google Plus do Blog
Hospedagem para Wordpress Hospedagem para Wordpress