Dicas de Como Escolher o Nicho, Nome e domínio para um Blog

Quando vamos iniciar a criação de um site ou blog a primeira dificuldade que encontramos é a escolha do nome e domínio, neste post vou deixar dicas de como escolher o nicho, um bom domínio e um nome que ajude seu blog a ser encontrado e notado pelas pessoas.

Isso pode parecer um tarefa fácil, mas não é bem assim, pois a escolha do nome de um blog pode ajudar o mesmo em fatores de SEO (otimização para máquinas de busca) fazendo com que ele seja bem posicionado no Google e nos buscadores pelo fato de ter suas palavras chaves no domínio do site por exemplo.

Seguindo os passo abaixo tenho certeza que você irá escolher um bom nicho, nome e domínio para seu site.

Como Escolher o nicho do Blog

Este é o primeiro passo para ganhar dinheiro com um blog, a escolha do nicho de um site é algo que realmente dirá se você terá ou não um público grande. Para saber qual é a quantidade de procura que um determinado assunto tem no Google utilizamos a ferramenta Google Trends.

Como escolher o nicho do blog

Na tela inicial do Google Trends devemos inserir a palavra chave do nicho que queremos descobrir o nível de busca e clicar no botão azul com uma lupa.

Na tela de resultados a seguir conseguimos adicionar mais termos de pesquisa para comparar o volume de cada um, no exemplo abaixo comparei WordPress com Blogger e isso me mostrou que após 2007 o WordPress passou a ser mais procurado que a outra plataforma comparada. Faça isso para vários nichos ou produtos, como por exemplo, veja se beleza é mais procurado que saúde e você irá descobrir qual tem um maior nível de pesquisa.

Google Trends

Fique claro que os nichos com maior nível de procura geralmente também são os com maior concorrência, portanto caso escolha um nicho que já tem vários sites e blogs que falam a respeito sua dificuldade para ganhar posições no Google serão maiores.

Outro ponto que deve ficar claro é que no momento da escolha de um nicho você não deve pensar exclusivamente no volume de pesquisa, também devemos levar em conta nosso conhecimento em relação aos assuntos que iremos abordar, pois de nada vale passarmos informações de baixa qualidade aos visitantes. Será muito mais difícil escrever sobre algo que você não tenha conhecimento e experiência.

Como escolher um Domínio para o Blog

Certo, encontramos o nicho, agora vamos a parte difícil, escolher o domínio do site. Não tenha pressa nessa hora, aliás infelizmente a maioria dos “nomes perfeitos” que você irá pensar já estarão em uso por outras pessoas.

Um dos fatores de ranqueamento que o Google adota é a URL do site, portanto domínio que possuem a palavra chave tendem a obter posições privilegiadas no Google. Ter a palavra chave no domínio ajuda muito e isso auxiliou no crescimento das visitas do meu e-commerce de camisetas por exemplo, eu inicialmente queria registrar o site como lojailustrada.com.br porém quando aprendi sobre palavras chave na URL decidi mudar o nome do site e registrei o domínio como camisetailustrada.com.br. Como foi o resultado? Foi muito bom, isso me ajudou a posicionar meu site melhor que muitas lojas que já estavam ativas no mercado.

Para verificar a disponibilidade de um domínio visite o link: Registrar Domínio, e no campo Registro de Domínio digite o nome que você pensou para verificar a disponibilidade de uso do mesmo.

como escolher um domínio

Lembrando que de nada vale para o Google um excelente domínio sem um excelente conteúdo ok?

Como escolher o nome do site?

Agora que você passou pelo árduo trabalho de escolher o domínio será que pode usar a mesma palavra ou frase para o nome do seu blog? Talvez sim, procure na internet se já existe alguma pessoa que utiliza esse nome em algum site ou blog, procure evitar casos deste tipo, pois podem haver confusões dos visitantes e de referências em outros locais.

Sempre tente criar nomes de fácil memorização, isso ajuda os visitante retornarem ao site apenas digitando o endereço do mesmo no navegador.

Conclusão

Escolher um nicho que tenha um bom público e que você entenda sobre o assunto, encontrar um domínio e nome de fácil memorização e que contenha palavras chave para o seu nicho. Tarefa difícil não é mesmo? Mas não economize tempo para executá-la, pois é um ponto fundamental para começar o seu projeto.

Um abraço e boa sote!

Dicas de Como Escolher o Nicho, Nome e Domínio para um Blog 4.29/5 (85.71%) 7 votes
Técnico de Planejamento, Empreendedor, Estudante de Ciências da Computação, SEO e Marketing Digital. Em 2012 resolvi começar a trabalhar com e-commerce, e obrigatoriamente tive que aprender um pouco de SEO e Marketing Digital. Conheci WordPress também em 2012, neste blog vou passar o que aprendi até aqui.
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Cadastre-se e Receba Novidades

Veja o Vídeo Grátis Segredos do Adsense
Google Plus do Blog
Hospedagem para Wordpress Hospedagem para Wordpress