Como Traduzir um Tema WordPress para Português

Podemos traduzir um tema do WordPress para Português abrindo um arquivo de cada vez e alterando o código fonte do mesmo, porém esse trabalho é um tanto demorado. Para facilitar este trabalho existem ficheiros .po mas nem todos os temas possuem essa compatibilidade.

Geralmente temas que possuem esses ficheiro .po e .mo tem uma pasta “languages” em seus arquivos e são esses temas que irei mostrar como traduzir neste post. Caso seu tema não seja compatível com ficheiros .po baixe o programa Notepad++ e boa sorte nos códigos. Caso seja compatível acompanhe o tutorial abaixo para traduzir seu WordPress para português.

Traduzindo um tema WordPress com Poedit – Arquivos .po

traduzir-tema-wordpressPara traduzir um tema com arquivos .po você precisa do software de edição desses arquivos, faça o download do programa no link: Poedit.

Após instalar o programa encontre os arquivos .po e .mo de seu tema, geralmente ficam localizados na pasta “SEU_TEMPLATE > languages > en_US.po e en_US.mo” lembrando que esse tema pode estar também em outra linguagem, portanto o arquivo .po e .mo pode ter o nome de “es_ES.po” no caso de temas em espanhol.

Faça uma cópia desses dois arquivos e renomeie as cópias dos mesmos para pt_BR.mo e pt_BR.po, o arquivo que iremos editar é o .po ele é compatível com o programa Poedit.

Poedit

Agora para iniciar a tradução do tema WordPress que deseja abra o arquivo pt_BR.po com o programa Poedit instalado anteriormente. Assim que abrir o arquivo você verá uma coluna a esquerda com o texto original do tema e na coluna esquerda é exibida a tradução. Para traduzir a linha basta clicar na linha desejada e após isso digite a tradução desejada para a palavra ou frase no campo inferior “Tradução”. Clique em “Salvar”.

Ativando a nova tradução do tema

Para ativar a nova tradução você deve enviar esses arquivos pt_BR.mo e pt_BR.po para a pasta de origem dos arquivos de tradução do tema, seja por FTP ou cPanel. Como comentei acima possivelmente seja a pasta “languages” no possível caminho: “/wp-content/themes/SEU_TEMA/languages”.

Após enviar os arquivos você deve editar o arquivo “wp-config.php” caso já não esteja da seguinte forma:

Encontre o código:

1 define ('WPLANG''');

Altere para:

1
define ('WPLANG', 'pt_BR');

Concluindo…

Pronto! Depois de enviar os arquivos e editar o arquivo wp-config.php abra as páginas de seu site e blog e veja o resultado.

A tradução dos temas WordPress para Português ou qualquer outra língua fica mais simples e rápida com os arquivos .po e .mo mas caso reste dúvidas deixe um comentário.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais.

Um abraço!

Como Traduzir um Tema WordPress para Português Facilmente 4.38/5 (87.50%) 8 votes
Técnico de Planejamento, Empreendedor, Estudante de Ciências da Computação, SEO e Marketing Digital. Em 2012 resolvi começar a trabalhar com e-commerce, e obrigatoriamente tive que aprender um pouco de SEO e Marketing Digital. Conheci WordPress também em 2012, neste blog vou passar o que aprendi até aqui.

2 comentários em “Como Traduzir um Tema WordPress para Português Facilmente

  1. Rod

    Ajudou pra caramba Diego! eu tinha um tema em português de PT e foi só achar o arquivo “.po” como você disse que com o programa Poedit foi molezinha, uma mão na roda.

    8 de junho de 2014 at 2:29 PM
  2. Lumo

    Cara MUUUUUITO obrigado, você me salvou :D

    17 de julho de 2014 at 1:22 PM
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Cadastre-se e Receba Novidades

Veja o Vídeo Grátis Segredos do Adsense
Google Plus do Blog
Hospedagem para Wordpress Hospedagem para Wordpress