Como um blogueiro ganha dinheiro? De onde vem o dinheiro de um Blog?

Conheci várias pessoas que questionam como um blogueiro ganha dinheiro na internet e não conseguem entender de onde vem o dinheiro de um blog, essa dúvida parece ser algo simples para quem entende do assunto, mas até mesmo para grandes blogueiros isso já foi uma questão. Aliás, quem ai já nasceu entendendo o mercado de cliques, visitas e conversões?

Outras dúvidas comuns que surgem quando as pessoas começam a pesquisar como ganhar dinheiro com um site ou blog é: “quem irá pagar meus rendimentos?” e “Como vou receber o meu dinheiro?”. As respostas variam de acordo com o método utilizado para monetizar o site, portanto vou deixar abaixo um resumo de como o negócio funciona.

Tipos de Blogueiros

Para facilitar a explicação decidi separar os blogueiros em três tipos: Freelancer, Anunciante e Vendedor direto. Essa separação irá mostrar apenas as 3 formas mais comuns utilizadas pelos blogueiros para ganhar dinheiro, mas não são somente essas que existem.

Como um blogueiro Freelancer ganha dinheiro?

Um blogueiro freelancer é remunerado para criar conteúdo para sites ou blogs de outras pessoas, também são conhecidos como redatores. Eles simplesmente são autores de conteúdo e escrevem artigos para que outros sites publiquem e ganhem acessos de pessoas interessadas sobre o assunto apresentado. Assim esses profissionais nem sempre possuem um site ou blog próprio.

Blogueiro Anunciante

Um blogueiro anunciante ganha dinheiro em seu próprio blog indicando produtos de outras pessoas ou empresas através de banners e recomendações em postagens.

Google Adsense

O Google Adsense é um excelente exemplo de forma de ganho que um blogueiro anunciante pode trabalhar. O Google Adsense é um programa da empresa Google que paga os cliques em anúncios exibidos pelos blogueiros em seus blogs e sites. O Google faz o pagamento por clique pois ele ganha dinheiro de empresas e pessoas que anunciam seus produtos e serviços no Google Adwords que por sua vez, cobra os clique nos anúncios de seus clientes. Portanto EMPRESA paga ao Google Adsense para exibir anúncios > GOOGLE ADSENSE paga Blogueiros para exibir os anúncios das EMPRESAS.

anuncio-adsense

Faço parte do programa do Adsense e você pode notar que esse anúncio fica na sidebar do meu blog, na imagem acima conseguimos observar que a empresa Hostgator paga ao Google Adwords para exibir os seus anúncios e recebo dinheiro a cada clique gerado no banner do Google Adsense. Conheça mais sobre o programa no link: Como funciona o Google Adsense.

Programas de afiliados

Além do programa do Google também existem programas de afiliados que remunera os anunciantes de acordo com o seu desempenho de vendas. Eu mesmo utilizo o programa de afiliados da Hostgator, que me paga para cada pessoa que comprar um plano de hospedagem em seu site através dos meus links. Mas só recomendo o serviço de hospedagem deles pois realmente sei que é um ótimo produto, se você vai escolher um programa de afiliados para recomendar fique atento apenas se o produto que você está anunciando realmente é bom, pois se você anuncia um produto que é ruim isso não gera confiabilidade em seu trabalho.

Existem vários programas de afiliados, estarei passando informações de alguns em posts futuramente.

Parcerias com Empresas

Outra forma de remuneração que um blogueiro anunciante pode explorar é fazendo propaganda de empresas através de banners ou indicando produtos em postagens. Isso funciona da seguinte forma, vamos dizer que seu blog fale sobre dicas para carros, e em alguma de suas postagens você passa dicas de como lavar um carro e este post ficou muito bem posicionado nos buscadores… uma empresa entra em contato contigo e pede que você indique um shampoo para automóveis. Agora é hora de cobrar uns bons trocados não é mesmo?

Ganhar dinheiro com os próprios produtos no Blog

O blogueiro que faz vendas diretas é aquele que recomenda seus próprios produtos, como o meu caso, tenho um blog dentro do meu e-commerce de camisetas camisetailustrada.com.br/blog, onde falo sobre alguns assuntos como bandas de rock por exemplo, e deixo um banner para a pessoa comprar uma camiseta personalizada daquela banda.

Outro exemplo é um infoproduto, como cursos que vemos em blogs de criar sites, onde os blogueiros ensinam algumas de suas técnicas para fazer seu blog ser mais rentável e ao final das postagens vendem seus próprios cursos.

E você como ganha dinheiro com seu blog?

Você ganha dinheiro com seu blog? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Um abraço e até a próxima postagem.

Como um blogueiro ganha dinheiro? De onde vem o dinheiro do Blog? 5.00/5 (100.00%) 2 votes
Técnico de Planejamento, Empreendedor, Estudante de Ciências da Computação, SEO e Marketing Digital. Em 2012 resolvi começar a trabalhar com e-commerce, e obrigatoriamente tive que aprender um pouco de SEO e Marketing Digital. Conheci WordPress também em 2012, neste blog vou passar o que aprendi até aqui.
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Cadastre-se e Receba Novidades

Veja o Vídeo Grátis Segredos do Adsense
Google Plus do Blog
Hospedagem para Wordpress Hospedagem para Wordpress