Links Quebrados e SEO – Qual a melhor solução para WordPress?

Os links quebrados são links que apontam para locais que não possuem conteúdo, seja por engano ou remoção do conteúdo destino. Esses links apontam para páginas que não existem mais e para páginas de erro 404.

O Google não gosta nada disso, e ele pode desvalorizar seu site ou blog caso tenha muitos links quebrados. Porém essa não deve ser a maior preocupação, acredito que uma boa usabilidade também depende da confiabilidade de seus links, fazendo que eles sempre levem seus visitantes para um lugar onde satisfaça a necessidade dos mesmos.

Links Quebrados Plugin WordPress

Uma boa forma para cuidar de links quebrados no WordPress é o plugin Broken Link Checker, que facilmente identifica os links defeituosos em seu site e auxilia na remoção dos mesmos.

Eu utilizo este plugin em meus sites e blogs em WordPress, porém descobri que quando estamos com muito conteúdo em nosso domínio este plugin diminui a velocidade de carregamento de seu site pois ele “varre” os posts, páginas e comentários em busca de encontrar os malditos links quebrados, além de demorar muito para mostrar o resultado da busca. Para pequenos blogs ou sites com pouco conteúdo ele funciona perfeitamente e facilita muito o trabalho.

Xenu Link Sleuth

Xenu Link Sleuth

Para sites maiores recomendo um trabalho um pouco mais manual, porém o “manual” é apenas remover os links pois podemos utilizar a ferramenta Xenu Link Sleuth que lê todos os links do site que cadastramos no programa e ele identifica os que estão quebrados.

Ferramenta muito simples, funcional e que não fica hospedada em seu site, ela é um software que fica instalado em seu computador e que você pode utilizar sempre que achar necessário.

Após baixar e instalar o programa abra o mesmo e clique em File > Check URL… adicione a URL de seu site e clique em OK. Automaticamente o programa irá vasculhar todos os links e irá marcar em vermelho os que estiverem quebrados.

Links Quebrados

Após a leitura do programa é hora de consertar o que está errado!

Na ferramenta do Google para Webmasters também podemos identificar links quebrados em “Erros de Rastreamento” porém só conseguimos ver esses erros após o algorítimo do Google identificar o mesmo, o ideal é que elimine o erro antes do Google reconhecer.

Tome cuidado com links quebrados, infelizmente eles são inevitáveis em um site ou blog, pois quando postamos conteúdo e criamos um link para algum lugar esse local de destino pode sofrer alteração a qualquer momento.

Espero que este post te ajude a cuidar dos links quebrados em seu site.

Compartilhe meu artigo para que mais pessoas possam encontrar essa dica.

Um abraço e até a próxima.

Links Quebrados e SEO – Qual a melhor solução para WordPress? 5.00/5 (100.00%) 3 votes
Técnico de Planejamento, Empreendedor, Estudante de Ciências da Computação, SEO e Marketing Digital. Em 2012 resolvi começar a trabalhar com e-commerce, e obrigatoriamente tive que aprender um pouco de SEO e Marketing Digital. Conheci WordPress também em 2012, neste blog vou passar o que aprendi até aqui.

Um comentário em “Links Quebrados e SEO – Qual a melhor solução para WordPress?

  1. Links quebrados: como identificá-los no seu blog e corrigi-los

    […] Links quebrados e SEO: qual a melhor solução para WordPress […]

    12 de abril de 2015 at 11:50 PM
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Cadastre-se e Receba Novidades

Veja o Vídeo Grátis Segredos do Adsense
Google Plus do Blog
Hospedagem para Wordpress Hospedagem para Wordpress