O que é SEO? Search Engine Optimization

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization (otimização para motores de busca) que é nada mais que técnicas para melhorar o posicionamento de um website nos resultados orgânicos dos buscadores com determinados termos de pesquisa.

A otimização de um site é uma excelente estratégia para aumentar o tráfego de visitas do mesmo, quando melhoramos a posição de um site ou blog nos buscadores tendemos a atrair mais acessos, pois geralmente a maioria das pessoas escolhem clicar nos resultados melhores posicionados na SERP (Search Engine Results Page / página de resultados do motor de busca).

Organização da SERP do Google

A página de resultado de pesquisas do Google exibe tanto anúncios orgânicos quanto anúncios pagos. A diferença entre eles é que a parte orgânica (natural) são resultados que o algorítimo do Google escolhe para exibição e os resultados de anúncios (links patrocinados) são comprados para exibição através do Google Adwords em forma de PPC (pay per click). Veja a imagem abaixo:

organização serp google

Aparecer nos resultados de busca pagos é extremamente fácil, devemos apenas ingressar no Google Adwords, criar um anúncio e comprar algumas palavras chave, assim como mostra o exemplo acima a empresa Hostgator comprou a palavra “hospedagem” para aparecer nos anúncios. É claro que isso tem um custo e deve ser monitorado, pois nem sempre essa forma de divulgação é viável. O tempo para conseguir que uma página seja exibida na SERP através de links patrocinados é extremamente curto, basta pagar o preço.

Logo, aparecer nos resultados orgânicos não tem custo algum com cliques, mas para ficar com um site bem posicionado nos resultados existe um trabalho muito difícil de executar para ter bons resultados. Além disso, o resultado pode demorar muito tempo para ser alcançado.

SEO On-Page e SEO Off-Page

seoOs grandes especialistas, costumam dividir o SEO em duas partes, SEO On-Page e SEO Off-Page (dentro do site e fora do site).

O SEO On-Page, trata-se de técnicas de otimização do código das páginas do website para melhor organizar e apresentar o site aos buscadores, como relevância das palavras chaves, título da página, metas tags, URLs amigáveis e principalmente conteúdo.

O SEO Off-Page é basicamente a quantidade de links externos que um site possui e popularidade em redes sociais.

Portanto para um bom trabalho de SEO não basta otimizar o site se não houver um excelente conteúdo que faça com que outras pessoas divulguem e compartilhem o mesmo em redes sociais, sites ou blogs, pois assim ele não terá força em seu SEO Off-page.

O que acabo de descrever acima não é tudo que você precisa saber sobre SEO, aliás existem mais de 200 fatores que influenciam em SEO segundo um levantamento feito pela empresa moz.com.

SEO Black Hat

Black Hat SEOBlack Hat é o nome dado a técnicas que visam burlar o algorítimo dos motores de busca para posicionar um website na SERP de maneira mais rápida.

Existem várias técnicas para isso, porém elas são contra os termos e políticas de qualidade dos buscadores e pode fazer com que o website otimizado com Balck Hat SEO seja banido dos resultados.

Conlcusão

SEO é uma excelente forma de trazer tráfego ao site, e essas visitas serão muito bem direcionadas, aliás o visitante que encontra algo na SERP com determinada palavra chave está fortemente interessado no assunto que procura.

O SEO acarreta grandes vantagens a um website, pois aumentar as visitas nas páginas é aumentar os lucros, seja um e-commerce, um site institucional ou um blog. Quanto mais pessoas em um blog mais você pode ganhar com cliques em propagandas, em um e-commerce, mais clientes podem comprar ou em um site de uma empresa, mais orçamentos ou negociações podem surgir.

Se deseja aumentar as visitas de seu website procure aprender mais sobre SEO ou contrate uma empresa especializada no assunto, existem várias empresas e profissionais competentes no mercado.

Caso necessite visite a categoria de SEO do meu blog, talvez ajude em algo: Dicas de SEO.

Um abraço e até a próxima postagem.

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Técnico de Planejamento, Empreendedor, Estudante de Ciências da Computação, SEO e Marketing Digital. Em 2012 resolvi começar a trabalhar com e-commerce, e obrigatoriamente tive que aprender um pouco de SEO e Marketing Digital. Conheci WordPress também em 2012, neste blog vou passar o que aprendi até aqui.
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