Plugin de Cache WordPress

Quando pensamos em acelerar a velocidade de abertura de nossos site logo queremos instalar um plugin de cache WordPress para diminuir o tempo de carregamento das páginas, e o plugin que utilizo e recomento para esta finalidade é o W3 Total Cache.

Após conhecer e instalar este plugin melhorei muito o desempenho de meus sites e blogs pois o W3 Total Cache melhora o carregamento de Javascript e CSS, utiliza o cache dos navegadores, diminui as consultas ao banco de dados e pode ativar serviços de CDN.

Configurar este plugin não é uma tarefa fácil, pois não existe uma melhor configuração padrão para todos os sites, digo isso por que se você mudar o tema ou instalar um novo plugin ele já pode se comportar de forma diferente, dependendo da forma que configurá-lo poderá até fazer com que alguns plugins não funcionem corretamente por exemplo. Portanto faça testes tanto de funcionalidade quanto velocidade após instalar e configurar o W3 Total Cache.

O que é cache?

cacheNão podemos começar a falar do plugin sem antes entender o que é cache. Cache é um armazenamento temporário que fornece acesso mais rápido ao conteúdo de um dispositivo de armazenamento, pois ele reduz as requisições no servidor e isso exige menos do mesmo.

Um ótimo exemplo para demonstrar o que é cache são os navegadores de internet que utilizamos, já percebeu que os sites que mais frequentamos costumam abrir mais rápidos que os nunca visitados? Isso pois os navegadores provavelmente armazenam alguns dados dos sites para exibi-los novamente sem ter que baixá-los uma segunda vez, acelerando assim sua exibição.

Instalando o Plugin de Cache

Recomendo que você faça um teste de velocidade do seu site antes de instalar e configurar o plugin para saber realmente se o desempenho de seu site melhorou ou não. Veja como fazer o teste no link: Teste de Velocidade do Site.

Conhecido como o melhor plugin de cache para WordPress o W3 Total Cache pode ser baixado no link: Download.

Ou pode ser instalado no painel administrador do WordPress em “Plugins > Adicionar Novo > pesquise por W3 Total Cache > clique em Instalar Agora”.

Como Configurar o plugin W3 Total Cache

O plugin tem várias opções, e como disse no começo deste post não é fácil de configurar, portanto faça as alterações e teste a velocidade do site para ver se a alteração ajudou ou não no desempenho do site.

Deixo claro que as configurações que irei demonstrar abaixo são superficiais perante a quantidade de opções que o plugin oferece, portanto sempre altere e faça testes para saber qual é a melhor opção para seu blog.

Configurações Gerais.

Quando o plugin está instalado ele cria um submenu no painel WordPress chamado “Peformace” clique nesta opção e vá até  “General Settings”. Nesta opção deixe como mostra a imagem abaixo para que o plugin funcione.

Opções Gerais

Page Cache

A opção seguinte é Page Cache, onde é criado páginas em cache, assim caso um visitante retorne a sua página uma segunda vez ela não será carregada novamente. A opção Disk: Enhanced funciona melhor para hospedagens compartilhadas, habilite essa opção e veja a diferença quando requisitar uma página pela segunda vez. Configure como mostra a imagem ao lado, clique no botão Save all settings e limpe o cache, após isso faça um teste em suas páginas.

 

Depois de Page Cache vem a opção Minify, ela diminui o peso dos códigos CSS, Javascript e HTML e isso faz com que o tempo de carregamento das páginas e posts sejam menores. Esta opção pode atrapalhar o bom funcionamento de plugins ou temas portanto faça testes em tudo se marcar ou desmarcar esta opção.

minify

A opção Database Cache é indispensável, ela diminui a carga de requisições ao banco de dados do WordPress. Quando o banco WordPress sobrecarrega de solicitações ele faz com que todo o site fique lento, portanto habilite esta opção.

database-cache

A seguir temos Object Cache, essa opção ajuda sites muito dinâmicos, portanto habilite e faça um teste para saber se ela irá te ajudar, caso contrário deixe como está.

object cache

Habilite a opção Browser Cache, ela apresenta datas de expiração do conteúdo do site para administrar o cache juntamente com o navegador do visitante. Isso reduz o tempo de carga dos visitantes que retornam ao site.

browser cache

Conclusão

Essas são as opções que desejava abordar nesta postagem, o plugin também ajuda com CDN e CloudFare mas isso será assunto para outro dia.

Tenho certeza que este plugin irá fazer seu site dar um ótimo salto em relação a velocidade de carregamento, depois de finalizar teste a velocidade com o PageSpeed do Google e compare com o resultado anterior. Espero que tenha ajudado muito pois sabemos a importância da velocidade de um site quando o assunto é SEO.

Um abraço e até a próxima.

Plugin de Cache WordPress – Configurar Plugin W3 Total Cache 4.00/5 (80.00%) 5 votes
Técnico de Planejamento, Empreendedor, Estudante de Ciências da Computação, SEO e Marketing Digital. Em 2012 resolvi começar a trabalhar com e-commerce, e obrigatoriamente tive que aprender um pouco de SEO e Marketing Digital. Conheci WordPress também em 2012, neste blog vou passar o que aprendi até aqui.
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Cadastre-se e Receba Novidades

Veja o Vídeo Grátis Segredos do Adsense
Google Plus do Blog
Hospedagem para Wordpress Hospedagem para Wordpress