SEO e Rich Snippets no WordPress – Dados estruturados do Google

Sempre buscamos melhorar o SEO de nosso site ou blog para trazer mais visitantes dos buscadores, e o Google através de Rich Snippets, fornece experiência para as pessoas que efetuam buscas antes mesmo de clicarem nos resultados encontrados na máquina de busca.

O intuito do Google com os dados estruturados é melhorar a experiência do usuário dentro da própria SERP (página de resultados da máquina de busca) facilitando a escolha do melhor resultado em base a pesquisa que a pessoa digitou no buscador.

Se utilizarmos Rich Snippets no WordPress estaremos sim melhorando a experiência do usuário, porém além disso, podemos também aumentar o tráfego de visitantes nas páginas otimizadas com os dados estruturados, pois resultados bem trabalhados chamam mais a atenção dos usuários e atraem mais cliques.

O que são Rich Snippets?

Rich Snippets é o conteúdo que fica abaixo dos resultados de pesquisa e tem como objetivo apresentar ao usuário uma prévia do que irá encontrar na página de destino. Para apresentar esses dados estruturados no resultado de sua página na SERP você deve seguir um dos formatos de marcação que o Google recomenda. (Microdados, Microformatos ou RDFa). Veja abaixo a diferença dos resultados simples e com dados estruturados:

Resultado simples

Resultado simples

Resultado com rich snippet no WordPress

Resultado com rich snippet

Vendo a diferença entre os dois resultados de busca acima chegamos a conclusão que resultados otimizados com dados estruturados podem obter mais cliques que resultados simples, pois chamam mais atenção do usuário com suas imagens, estrelas, vídeos e breadcrumb.

Tipos de Rich Snippet (dados estruturados)

Existem vários tipos de dados estruturados que o Google interpreta e apresenta nos resultados de busca sendo eles: Resenhas, Pessoas, Produtos, Negócios e Organizações, Receitas, Eventos, Músicas e Vídeos.

Apesar de ter vários tipos de snippets vou mostrar os 5 tipos mais utilizados (Foto do Autor, Breadcrumb, Avaliação em estrelas, Resenha do autor e Vídeos no Google) e deixar links que ensinam como inseri-los no WordPress.

Caso queira veja a documentação do Google sobre os Snippets: Dados estruturados.

Como inserir Rich Snippets no WordPress

Todos os dados estruturados podem ser implementados sem o uso de plugins, porém as ferramentas que vou indicar funcionam perfeitamente e são mais fáceis de instalar.

Snippet de Pessoas – Foto do Autor no Google

snippet de pessoas

Foto do autor nos resultados de busca do Google

Com certeza você já viu alguns blogs que apresentam fotos do autor nos resultados de busca do Google, isso está ficando mais frequente, e este considero o snippet mais fácil de implementar.

Gosto de utilizar o plugin Fancier Author Box, no link você pode ver como instalar e configurar o plugin: Foto nos resultados de busca. Veja ao lado como fica o resultado deste plugin na SERP.

Breadcrumb – Trilhas de navegação

breadcrumb no wordpress

breadcrumb no wordpress

A trilha de navegação exibe um caminho na página dentro do site para mostrar a organização de categorias e postagens de um site, o Google gosta de sites organizados e o site que tem esses dados estruturados podem apresentar o caminho de suas páginas na SERP.

No WordPress podemos configurar os breadcrumbs com o plugins de SEO do Joost de Valk. Veja como configurar a trilha de navegação no link: Breadcrumb no WordPress.

Avaliação em estrelas no WordPress

Avaliação em estrelas no Google

Avaliação em estrelas no Google

A avaliação em estrelas serve para os visitantes votarem em seu conteúdo, isso é excelente para dar um maior status a página de destino além de destacar o resultado, pois o mesmo apresenta estrelas ao usuário na página de resultados do Google.

O plugin que utilizo para ativar este snippet é o kk Star Ratings, veja no link como instalar e configurar o mesmo: Votação em estrelas no Google. Muito bom o resultado não é mesmo?

Resenha do Autor no WordPress

Resenha do Autor

Resenha do Autor

O autor de um post ou página também pode avaliar produtos e serviços, e além disso essa avaliação pode exibir estrelas nos resultados do Google.

São “dois coelhos com uma cajadada” quando utilizamos o plugin Author hReview, veja como instalar e configurar o mesmo no link: Resenha do Autor.

Veja na imagem que o resultado é parecido ao snippet de votos, porém é diferente e sua finalidade é outra.

Como inserir vídeos nos resultados do Google

Vídeo no resultado do Google

Vídeo no resultado do Google

Resultados de busca também podem exibir vídeos, este snippet é utilizado em todos os vídeos do Youtube, porém quando inserimos vídeos em nosso site ou blog feito com WordPress os dados estruturados não são implementados sozinhos, por este motivo utilizo o plugin do Joost de Valk Video SEO. Veja no link como utilizar o plugin: Vídeos no resultado de busca.

Vantagens do resultados otimizados

Consegui aumentar o CTR dos meus sites quando comecei a aplicar os rich snippets, portanto aumentei as visitas e meus ganhos com isso.

Quando aumentamos visitas em um e-commerce aumentamos as vendas, em um blog a monetização em um site institucional orçamentos e clientes, portanto aumentar o tráfego de um site é aumentar a renda que o mesmo proporciona.

Espero que este artigo ajude você a aumentar as visitas de seu site em WordPress.

Compartilhe esse material, ele pode auxiliar várias pessoas.

Um abraço e até o próximo post.

SEO e Rich Snippets no WordPress – Dados estruturados do Google 2.80/5 (55.94%) 64 votes
Técnico de Planejamento, Empreendedor, Estudante de Ciências da Computação, SEO e Marketing Digital. Em 2012 resolvi começar a trabalhar com e-commerce, e obrigatoriamente tive que aprender um pouco de SEO e Marketing Digital. Conheci WordPress também em 2012, neste blog vou passar o que aprendi até aqui.

14 comentários em “SEO e Rich Snippets no WordPress – Dados estruturados do Google

  1. Robson

    Diego, obrigado pelo post. De todos os sites que entrei , o seu traz uma explicação clara e direta, parabéns.

    30 de outubro de 2013 at 8:11 AM
    1. Olá Robson,
      Fico feliz em ter ajudado.
      Um abraço.

      30 de outubro de 2013 at 9:46 AM
  2. Robson

    Diego, poderia me dar uma ajudinha aqui? configurei tudo conforme seu tutorial. Na ferramenta de teste de snippet do google, funciona tudo certo e não me retorna erro algum, mas no google .com.br ao efetuar uma busca, os resultados aparecem sem os anippets de autor e star.

    31 de outubro de 2013 at 8:37 AM
    1. Olá Robson, tudo bem?
      Se na ferramenta dos Snippets já esta tudo ok você configurou corretamente. Agora cabe ao Google indexar essas informações ou não.
      Aguarde a próxima passagem do robô em seu site e veja o resultado.
      Depois de configurar temos simplesmente que aguardar, pode levar um tempo.
      Abraço e boa sorte com seu site.

      31 de outubro de 2013 at 8:48 AM
  3. Ana Paula Matos

    Parabéns pelo artigo, Diego. Eu só fiquei com uma dúvida: é possível utilizar a resenha do autor e a avaliação em estrelas? As duas aparecem nos resultados?

    20 de abril de 2014 at 2:12 AM
    1. Quando você aplicar os dois snippets o Google que irá decidir qual utilizar, aliás ele sempre escolhe se irá utilizar ou não. Faça o teste na ferramenta para Webmasters e veja o resultado.

      9 de maio de 2014 at 9:35 AM
  4. George

    Procurei feito louco na net como resolver este problema, inclusive tentei a solução acima, que resolveu o problema de rel-author, mais missing-update não, na minha página principal: http://www.videosdeguerra.com.br/ então encontrei esta solução que gostaria de compartilhar

    Geralmente o arquivo a ser modificado encontra-se na single.php

    Procuramos o nosso arquivo para the_time como este acima.

    No meu caso eu procurei na loop.php e encontrei este:

    <time datetime="” class=”post-date” pubdate>
    Tudo o que eu tenho que fazer é adicionar uma data extra classe atualizado para o período existente desta forma:

    <time datetime="” class=”post-date date updated” pubdate>

    7 de setembro de 2014 at 12:03 PM
  5. Rodrigo Sousa

    Diego parabéns pelo post, todo mundo tem medo de passar “o pulo do gato”, mas você foi na frente e publicou os macetes indispensáveis do WordPress. Tudo de bom pra você.

    29 de setembro de 2014 at 10:42 PM
    1. Olá Rodrigo, agradeço pelo comentário, sinto apenas ter pouco tempo para publicar, pois tenho mais alguns conteúdos que desejo compartilhar.
      Abraço.

      29 de setembro de 2014 at 11:16 PM
  6. Carol

    Olá Diego,
    Ótimo o seu post, bem esclarecedor. Não entendo muito do assunto e gostaria de fazer uma pergunta: Alguns websites exibem as categorias de uma forma estruturada nas buscas do Google conforme a seguinte imagem – http://imageshack.com/a/img743/8467/BjzOqk.png
    Você sabe me dizer como fazer isso ou conhece algum plugin que faça isso? Não tenho certeza se essa função está relacionada a Rich Snippets, mas estou tentando encontrar mais informações sobre como fazer isso e não encontro nenhum artigo falando especificamente sobre essa questão.
    Obrigada!

    25 de novembro de 2014 at 6:17 AM
    1. Olá Carol tudo bem?
      Esse resultado em sua imagem não depende de Rich Snippets, mas sim de você ser considerado pelo Google como principal resultado para aquela determinada palavra chave.

      27 de novembro de 2014 at 11:40 AM
  7. Raíza

    Adoro seus posts porque eles são bem “didáticos”, consigo entender tudo muito claramente. Conheci hoje mas vou acompanhar mais :) Parabéns

    10 de fevereiro de 2015 at 2:06 PM
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Cadastre-se e Receba Novidades

Veja o Vídeo Grátis Segredos do Adsense
Google Plus do Blog
Hospedagem para Wordpress Hospedagem para Wordpress